Volvo firma parceria para criar sistema que melhora segurança de ciclistas

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A Volvo fechou uma parceria com a fabricante de capacetes POC para criar um sistema para melhorar a segurança de ciclistas. A princípio, as empresas estão fazendo testes de colisão de carros contra capacetes para ciclistas como uma forma de melhorar a segurança de quem anda de bicicleta. As duas companhias dizem que as descobertas ajudarão a POC a fazer capacetes mais seguros, enquanto a Volvo usará os dados para guiar “desenvolvimentos futuros”.

Não é a primeira vez que a Volvo e a POC trabalham juntas. Anteriormente, ambas desenvolveram um sistema que conecta os capacetes para ciclistas com os carros pela internet. Com isso, ele seria capaz de avisar aos motoristas de que há um ciclista por perto em um ponto cego.

De acordo com a Volvo, o procedimento atual de testes dos capacetes é “bem rudimentar”, com o equipamento sendo derrubado de várias alturas em superfícies retas ou curvas. No procedimento da Volvo, os capacetes são presos à cabeça de bonecos. A máquina joga a cabeça desses bonecos em várias velocidades diferentes contra um Volvo parado, simulando uma colisão entre um carro e um ciclista. Ao comparar os dados com os resultados de proteção de pedestres, as duas empresas conseguirão entender melhor os efeitos da colisão com e sem o capacete.


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“Este projeto com a POC é um bom exemplo de nosso espírito pioneiro em segurança”, disse Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança da Volvo, em entrevista ao Motor1. “Nós desenvolvemos novos métodos com frequência para simular vários cenários de trânsito. Nosso objetivo é não só atender aos requisitos legais ou receber nota máxima nos testes; ao invés disso, queremos ir além, usando situações reais de trânsito para desenvolver tecnologias que aumentem ainda mais a segurança”, completa.

Vale lembrar, também, que a Volvo está trabalhando em diversos sistemas de segurança automatizados, como o limitador de velocidade compartilhado e o Volvo-in-car, um sistema de câmeras internas que ativa um software de segurança que pode até parar o veículo em caso de comportamento suspeito do condutor.

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